segunda-feira, 8 de setembro de 2008

STOP LOSS - A lei da guerra


Certa vez li uma reportagem sobre os jovens americanos que eram chamados pra servir na Guerra do Iraque. Muitos, quando voltavam pra casa, tinham pesadelos, viviam abalados psicologicamente até que, em alguns casos, cometiam suicídio.
Eu me lembro que foi na revista Rolling Stone que li algumas histórias desse tipo. De como esses caras demoravam pra se habituar novamente à vida normal. Tinha um caso de um cara que não conseguia esquecer das muitas viagens que fazia com o jipe do exército sobre uma estrada cheia de corpos, principalmente de crianças... O carro sacolejava sempre que passava por cima dos crânios...
Achei tudo aquilo muito triste e fui até mostrar pra minha mãe pra que ela lesse e chorasse um pouco (ela sempre faz isso). E o pensamento que me veio à cabeça foi que essas histórias dariam um bom filme. Eu já estava até vendo a frase "Baseado em fatos reais" na minha cabeça.
Bom, eis que surge Stop Loss. Já deu pra ter uma noção de como é o filme né. A história de um soldado que ao voltar da guerra e, aliviado por poder finalmente viver em paz, recebe a notícia de que tem de voltar ao Oriente. O cara não aceita, é claro... Mas aí surge a grande questão do filme: Fugir da obrigação e viver como um foragido em um país estrangeiro ou enfrentar mais uma vez a guerra correndo o risco de morrer à qualquer segundo e deixando pais e amigos preocupados?
É imprecionante que uma grande nação como os EUA se submeta à isso. Ou melhor, submeta seus jovens à uma vida dessas.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
O Combo 7 surgiu como forma de expressar o amor pela sétima arte e para discutir entretenimento em geral. Aqui ninguém possui conhecimento técnico em cinema, música ou televisão. Somos meros estudantes de comunicação apaixonados pelo mundo da ficção e os prazeres que ele nos oferece.